De origem japonesa, a palavra Shiatsu significa pressão (atsu) com os dedos (shi). Trata-se de uma vigorosa técnica de massagem terapêutica, que tem como principal característica a pressão exercida pelos dedos do terapeuta nos pontos de energia vital do corpo humano, conhecidos como Chi ou Ki, expressões de origem chinesa e japonesa.
Tais localidades também são chamadas de pontos ou meridianos que fazem a energia circular por canais semelhante à circulação do sangue.
Se, por alguma razão, os pontos ou meridianos têm seu fluxo interrompido ou alterado, a energia vital não flui da mesma maneira, prejudicando o bom funcionamento do organismo.
Dessa forma, podem ocorrer deficiências de energia em um determinado ponto, chamado de Kyo, ou excesso de energia, chamado de Jitsu.Quando há deficiência da energia, o local se apresenta indolor ao tsubô (toque dos dedos do terapeuta), que proporciona uma sensação agradável e estimula o fluxo de energia.
Porém, se há excesso de energia, o ponto se mostra tenso e dolorido ao tsubô.
O objetivo é equilibrar o fluxo de energia, normalizando sua fluidez e, consequentemente, proporcionando saúde. De acordo com o Shiatsu, as doenças ocorrem pelo desequilíbrio da energia Ki.
Normalmente, o Shiatsu é indicado para diversos males de origem orgânica e psicológica, desequilíbrios emocionais (depressão, fobia, estresse, etc), dores de cabeça, musculares e nas articulações, de rim, intestino, gastrites, cólicas menstruais e como terapia adicional para alguns casos.
Diz-se ainda, que o Shiatsu equilibra o sistema nervoso, aumenta a capacidade do corpo de eliminar toxinas nocivas ao seu funcionamento e de retardar o envelhecimento.
O Shiatsu pode ser aplicado com o paciente deitado ou sentado em uma maca especial para o procedimento, que possibilita sentar-se de bruços, acomodando a cabeça e deixando a coluna ereta, confortavelmente.
Cada sessão é trabalhada de acordo com a necessidade do paciente. Assim, o procedimento pode durar de 30 minutos a 1 hora e 30 minutos. Inicialmente, os pontos com eventuais deficiências ou excessos de energia são identificados e, posteriormente o terapeuta trabalha um a um. Além do tronco, o Shiatsu também pode ser aplicado na cabeça e nos pés.
Ao final da sessão, usualmente, é aconselhado que um copo de água seja consumido, para hidratar o corpo e auxiliar na eliminação das toxinas liberadas pela prática.
O Shiatsu não tem contra indicação. Não é recomendado, apenas, em casos de infecções, fraturas, varizes, doenças contagiosas e nos primeiros meses da gestação. Realize uma sessão e desfrute dos benefícios que esta prática oriental pode proporcionar à saúde.